terça-feira, 14 de julho de 2009

A Jararacosogra, parodiando Nelson Rodrigues



Modelito Sogra típica: louca pelo filho perfeito, criado no capricho, que nora nenhuma há de merecer. Mamãe, que também já foi brotinho, foi agraciada com uma dessas e quase morreu de sogra, literalmente! O belo namorado já havia sentenciado: topo casar mas não saio da casa de mamãe. Sendo assim, a jovem casadoira levou-o ao altar o mais rápido possível antes que ele desistisse das núpcias. Em seguida, mudou-se pra casa da sogra de mala e cuia.

Encalhada, eu?

Naquele tempo mocinha que passava dos vinte e tantos era considerada encalhada e mamãe, que nunca foi de comer mosca, tratou de agarrar seu pedaço e pra isso pagou caro. Minha avó paterna, que era uma perfeita dona de casa e a mais econômica das esposas de médico do exército, logo percebeu que mamãe não entendia nada do riscado, vivia recebendo vestidos em grandes caixas vistosas, maquiava-se com esmero e ainda arrumara a empregada espanhola de sua casa materna para preparar-lhe refeições. A implacável senhora Catarinense encontrou a Madrilenha retirando cuidadosamente milímetros de sebinhos brancos do filé mignon de que o exército brasileiro lhe presenteava a cada semana e deu o alarme! - Desperdício!!!!!

Mamãe logo sairia dali a pretexto da gravidez galopante que me trouxe ao mundo e ainda foi presenteada por seu pai, com um lindo apartamento no Jardim Botânico. Mas felicidade tem preço e na ocasião de uma viagem ao Sul acompanhada dos sogros, a jovem esposa foi solicitada pela sogra a pegar sua bolsa na saleta do hotel onde se hospedavam. Obediente, minha mãe trouxe a bolsa da sogra e pouco tempo depois soou novo alarme, desta vez anunciado por meu pai: -Minha mãe te acusa de ter-lhe roubado todas as jóias que estavam na tal bolsa... Mamãe quase infartou... Pronta a desfazer o equívoco dirigiu-se incontinente à casa da sogra e tocou a campainha. A porta entreabriu-se e a proprietária, vendo de quem se tratava, não ofereceu acolhida. Balbuciando diante da fresta mamãe começou por dizer-lhe num fio de voz que não lhe havia roubado jóia alguma mas a sulista estava irredutível e gritou-lhe com seu timbre metálico: - A mão que roubou minhas jóias há de secar! E continuou, intrépida: - Sua tia é uma desquitada, sua prima, uma desavergonhada que dispensa apresentações e sua mãe... desta nada se pode dizer, mas vive largada pelo marido...

Debulhada em lágrimas mamãe queixou-se ao marido que para consolo respondeu apenas: - Ora, você não precisa se rebaixar ao nível da minha mãe...
Mas mamãe era suceptível e dada a depressões e não tardou a cair em mais uma, densa e abismal. Tanta era a tristeza e o torpor que meu pai foi alertado por uma pessoa amiga de que mamãe estaria pronta a bater as botas voluntariamente e que seria prudente ele dar mais atenção ao fato. A mão que roubou minhas jóias há de secar, azucrinava-lhe a voz metálica dentro da cabeça, há de secar!!!!!

Mais brilhantes

Como nada pode ficar pior até que fique, durante outra viagem da família, Maristher, eleita a queridinha entre as noras destas tias-avós catarinenses, esposa de um primo bem sucedido de papai que chegou a presidente de uma multinacional das comunicações, deu o alarme: - Meu anel de brilhantes sumiu!

A preferida das tias rígidas/frígidas - coisa que naquele tempo era exemplo de bom proceder - e que até pouco tempo atrás ainda era cliente da Daslu, sabia muito bem quantos anéis de brilhante possuía e certamente não estava disposta e abrir mão de nenhum. Os olhares convergiram imediatamente para a larápia mais provável... nem preciso dizer quem, não é?

Bom, o tal anel foi encontrado embaixo da cama dias depois pela camareira e minha avó encontrou suas jóias no fundo do cofre... Para remediar o erro serviu-se mais uma vez do filho exemplar que informou minha mãe que a sogra decidira dar-lhe as jóias como reparação à ofensa cometida.

Do alto de seu orgulhoso metro e meio de altura mamãe recusou a oferta: - Pois diga-lhe que não as quero!

E sou capaz de apostar no que ela deve ter pensado que a sogra devia fazer com elas!