quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PSOL e a candidata Luciana Genro

Carta escrita hoje à uma amiga que assiste às eleições no Brasil e opina pouco pois seu posto de trabalho não permite palpites pessoais.

Querida amiga, 

Somos ambas instruídas e competentes, e você ainda mais que eu pois, passar três vezes em concurso público e ganhar mais que o marido apesar da educação à antiga que você teve não é pra qualquer uma. Me manda o dia e o local que o filme da Renata passa em Paris com antecedência...vc sabe que sou desmiolada e atualmente bato asas com frequência. Aqui há trens, tudo fica tentadoramente perto.

De modo que, por exemplo, me candidatei a mão de obra grátis por 10 dias na colheita de oliveiras de um amigo Ítalo-belga onde pretendo colher as azeitonas que produzem o azeite de oliva mais puro que pode existir na Itália.
Eu vou com ele, namorada e filhos desde Bruxelles, e volto de Roma num voo charter da Vueling, que custa uma bagatela ou um pouco mais se com direito a uma mala de 23kg, que obviamente vai voltar cheia das latas do azeite puro que cura até icterícia :)

Mas voltando à política sobre a qual eu sei que vc não pode opinar por conta de sua posição no TRE. Uma propriedade na Europa vale uma fortuna, seja pra plantar de azeitonas, vinhedos ou criar carpas. Improdutiva, obriga o proprietário a impostos altos demais. Quem tem terras ou imóveis paga imposto sobre o patrimônio.  Se o proprietário tiver algum comércio, plantação produtiva ou arrendar suas terras, apartamentos e castelinhos, babau, o imposto come tudo. 

Isso faz que, mesmo com a cafona da Direita crescendo brutalmente por aqui por conta de outros fatores que pouco tem a ver com a arrecadação de impostos, o sistema seja capitalista com reinvestimento social. A economia  ainda funciona de forma meio socialista, ainda que governos alternem entre a Direita e a Esquerda.

No Brasil rola o contrário: o governo é uma espécie de esquerda operando em modelo econômico de direita (neoliberal) ié,  não incomoda as grandes fortunas (muito pelo contrário), os impostos cobrados permitem distribuir um pouco de renda de forma assistencialista e cria programas de desenvolvimento em quase todos os setores ao preço que sabemos, claro: endividamento interno, mega impostos sobre serviços e produtos que recaem sobre as classes menos abastadas... É essa privatização galopante, obras bilionárias com favoritismo, danos ecológicos. 

Eu não sei se o que você teme quando fala da aproximação de nosso modelo político-econômico ao da Venezuela se refere ao atual governo ou uma possível ascensão do PSOL em quatro anos. O modelo chavista no meu entender é pseudo socialista, semi ditatorial, e generoso em corrupção. A crise deles é, de quebra, favorecida pelos EUA. Não creio que sejam estes os princípios do PSOL, e a Luciana Genro está pro Chaves como o Mandela pro Silvio Santos :) 

Ela fala em "revogabilidade dos mandatos dos políticos" como visto na Venezuela, e assim como no nosso atual governo, nem tudo que rola é erro. Essa revogabilidade é pertinente, acho que rola aqui na França também, a verificar. Concordo também com a citação do Uruguai - programa/diretrizes no site do PSOL - quanto a questão de drogas e narcotráfico que joga a vida de tanta gente jovem e ignorante na cadeia pra virar estropício inútil à sociedade quando sai de lá. Entre outros.

O lance é que se o PSOL chegasse ao poder os EUA ficariam ouriçadíssimos e se bobear, com o apoio da classe média  brasileira melequenta, alinhariam os destróiers deles na baia de Guanabara que nem em 64... nucleares, desta vez, e telecomandados por drones. Sempre em nome da democracia.

Por isso eu acho que vc deve mandar um "meu bem, vou comprar cigarro" e passar 10 dias aqui, enquanto não somos invadidos pelos djihadistas, pois a coisa vai mal pra chuchu. E se pela manhã o marido parar pra pensar: peraí, ela não fuma... já foi, né? Aproveitamos pra ver a estreia do filme da tua filha e andamos de bicicleta, é quase de graça aqui, melhor que metrô.

Beijos